quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Como Melhorar suas Anotações

Se você quer se dar bem na escola ou alcançar o topo de sua carreira profissional, saber fazer boas anotações é uma habilidade valiosa para reter e relembrar informações. Siga esses passos e dicas para aprender como criar boas anotações que o ajudarão a aplicar e reter seu conhecimento.

Método 1 de 3: Preparando-se

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Junte seus materiais. Isso pode parecer muito básico, mas é importante organizar e preparar seus materiais antes de iniciar qualquer aula, reunião ou palestra.
  • Se vai escrever à mão, leve um caderno A4 com muitas folhas em branco e duas canetas de cada cor. Se utilizará um notebook, deixe-o carregado e sente-se próximo de uma tomada.
  • Se utiliza óculos, leve-o com você para caso o professor/palestrante anote algo importante no quadro. Lembre-se de carregar um pano de microfibra para limpar as lentes caso precise. Escolha também um lugar do qual possa ver e ouvir o orador.
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    Esteja preparado. Antes de entrar em uma aula, palestra ou reunião, revise as anotações do encontro anterior. Isso o deixará atualizado e pronto para acompanhar de onde parou.
    • Se alguma leitura foi recomendada para se preparar para a aula, não se esqueça dela. Isso o ajudará a entender quaisquer temas, conceitos ou ideias que o professor/palestrante apresentará. Se possível, faça um resumo do artigo ou capítulo em um lado de uma folha antes da aula para que possa adicionar suas anotações no outro. [1]
    • Lembre-se: Não se preparar é se preparar para falhar.
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    Seja um ouvinte ativo. Muitas pessoas se esquecem de ouvir ao tentar anotar todas as palavras sem compreender muito bem o que é dito.
    • Isso é um erro. Se você não se esforçar para entender o assunto durante a aula, você perderá uma ótima oportunidade de aprendizado.
    • Tente sempre absorver as informações ao ouvi-las pela primeira vez, assim você não correrá o risco de ficar confuso na revisão.
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    Apesar de tomar notas no notebook ser conveniente, um estudo conduzido na Universidade de Princeton alega que você retém melhor as informações ao escrevê-las à mão.
    • Suspeita-se de que isso ocorre pois os usuários de notebooks tendem a transcrever o que ouvem inteiramente, sem processar o que é realmente dito.
    • Ao realizar as anotações à mão, por outro lado, não é possível escrever rápido o suficiente para copiar palavra por palavra, então seu cérebro é forçado a se concentrar mais para selecionar as informações mais importantes e relevantes. [2]
    • Por isso, tente realizar suas anotações à mão sempre que possível.
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Sempre que não entender alguma informação, peça que o professor/palestrante a esclareça.
  • Pense bem – se você acha algo confuso agora, isso será muito mais confuso durante as revisões posteriores.
  • Não tenha medo de pedir para a pessoa repetir o que disse, principalmente se o que foi dito parecer importante.

Método 2 de 3: Criando as melhores anotações possíveis

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    Foque-se em palavras-chave e conceitos. A alteração mais importante que você pode realizar para melhorar suas habilidades é se focar em anotar apenas palavras-chave e conceitos.
    • Identifique as informações mais relevantes. Anote palavras individuais ou frases-chave que são relevantes ao assunto em questão –como datas, nomes, teorias e definições – apenas os detalhes mais importantes devem ser selecionados. Elimine as palavras que estão sobrando e os detalhes secundários – se quer essas coisas, leia um livro.
    • Pense sobre o que quer reter. Por que está assistindo essa palestra? Por que seu chefe o enviou a essa conferência? Apesar de nosso instinto nos tentar fazer anotar tudo que ouvimos, lembre-se de que está anotando para aprender algo, não para escrever um livro.
    • Priorize as informações novas. Não perca tempo anotando coisas que já sabe – isso só desperdiçará seu tempo. Foque-se em anotar informações novas para tirar o maior proveito de sua atividade.
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    Utilize o método "questão, resposta, evidência". Esse é um método muito eficaz de se realizar anotações, pois o força a entender o assunto e permite que você descreva o tópico com suas próprias palavras. Essa técnica de parafrasear informações ajuda os alunos a entender e reter os conteúdos de modo muito mais eficiente. [3]
    • Ao invés de copiar linhas e linhas de informações, ouça o que o orador está dizendo e se esforce para entender o material. Após isso, formule suas anotações como uma série de perguntas levantadas pelo assunto e as responda com suas próprias palavras.
    • Por exemplo, se a pergunta era "Qual o tema central de Romeu e Julieta?", a resposta pode ser "Além de ser uma história de amor trágica, Romeu e Julieta é sobre as consequências de se guardar rancor".
    • Debaixo da resposta, forneça evidências para a conclusão apontando exemplos específicos do texto. Essa estratégia permite que você registre todas as informações relevantes em um formato conciso e de fácil leitura.
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    Utilize a taquigrafia. Um aluno médio escreve 1/3 palavras por segundo, enquanto um orador médio fala em uma taxa de 2/3 palavras por segundo. Portanto, desenvolver seu próprio sistema de abreviação pode ajudá-lo a escrever de modo mais eficiente e não ser deixado para trás.
    • Experimente coisas como "p/" ao invés de "para", "pq" para as diversas variações de "por que", etc. Tente também abreviar palavras longas que apareçam repetidamente na aula ou palestra – por exemplo, ao invés de escrever "soberania popular" 25 vezes no texto, escreva "sob pop".
    • É claro que você deve conseguir decifrar suas abreviações. Se acredita que pode ter dificuldades nisso, tente escrever um guia na capa interna do caderno. Você também pode retomar as anotações e passá-las à limpo após a aula.
    • Se o orador ainda estiver rápido demais para você, considere levar um dispositivo de gravação para a próxima aula – isso permitirá que você ouça uma segunda vez e preencha as lacunas nas anotações.
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    Crie notas atraentes. Você ficará relutante em ler as anotações se elas estiverem bagunçadas, desorganizadas e de difícil leitura. Essas são algumas dicas para se criar anotações mais atraentes:
    • Sempre comece em uma página nova. Suas anotações serão muito mais fáceis de se ler se você escrevê-las em uma página em branco. Coloque a data no canto superior direito e escreva apenas em um dos lados da página, principalmente se sua caneta for forte.
    • Escreva com letra legível. Anotar será uma perda de tempo se não for possível ler o que escreveu depois! Não importa quão rápido você escreva, utilize uma letra pequena, organizada e legível. Evite utilizar letra de mão.
    • Utilize margens grandes. Paute cada página com uma caneta e uma régua para criar uma margem grande no lado esquerdo. Isso evitará que a página fique muito cheia e deixará espaço para que você escreva quaisquer informações adicionais após revisar as anotações.
    • Utilize símbolos e diagramas. Itens como setas, pontos, caixas, diagramas, tabelas e outros auxílios visuais são ótimos modos de se associar e lembrar de conceitos-chave, principalmente se você aprende melhor com o estímulo visual.
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    Codifique suas notas com cores. Muitas pessoas acreditam que um pouco de cor torna suas anotações mais legíveis e fáceis de se reter.
    • Isso ocorre pois a cor estimula o lado criativo do cérebro, o que torna as anotações mais interessantes. Isso o ajudará a associar a cor à memória e permitirá que você se lembre das anotações com pouco esforço. [4]
    • Experimente utilizar canetas com cores diferentes para partes diferentes das anotações – por exemplo, escreva as perguntas em vermelho, as definições em azul e as conclusões em verde.
    • Você também pode utilizar um marca-texto para destacar palavras-chave, datas e definições. Tome cuidado para não exagerar, entretanto.
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    Após uma aula ou palestra, suplemente as anotações com informações encontradas em seus livros didáticos.
    • Pré-visualize o material: Antes de se jogar na leitura, dê uma olhada geral no material para entender o assunto. Leia quaisquer introduções e conclusões, cabeçalhos e a primeira e última linha de cada parágrafo. Além disso, observe tabelas, ilustrações e diagramas.
    • Leia o texto: Volte para o começo e leia o texto até o fim. Após finalizar um parágrafo, volte e destaque as palavras-chave, fatos, conceitos e citações importantes. Procure por auxílios visuais no livro e no texto – coisas como palavras em itálico ou o uso de cores ou marcadores para destacar ideias significativas.
    • Anote: Após ler o texto completamente, volte e anote as informações destacadas. Não copie frases completas – isso é uma perda de tempo – e escreva com suas próprias palavras sempre que possível. [5]

Método 3 de 3: Revisando as anotações

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    Revisar as anotações após a aula ajudará a reter as informações de modo mais eficaz. Não é necessário estudá-las intensamente, basta cerca de 15 a 20 minutos a cada noite.
    • Utilize o tempo de revisão para acrescentar informações adicionais que lembrar da aula ou palestra.
    • Outro modo eficaz de se memorizar as anotações é resumir as informações no fim da página.
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    Teste seu entendimento do assunto cobrindo as anotações e explicando o texto para si mesmo – sonora ou mentalmente.
    • Veja quantos detalhes importantes consegue se lembrar e leia as anotações novamente para recapitular informações que deixou passar.
    • Ensinar ou explicar o material a um amigo é um ótimo modo de testar seu entendimento do assunto e verificar se suas anotações lidam com o tópico de modo compreensivo.
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    Você verá o benefício das boas anotações quando tiver de memorizar todo o assunto antes de uma prova. Se você tem revisado as anotações diariamente, o processo de memorização será muito mais fácil. Essas são algumas técnicas de memorização populares:
    • Método linha a linha: Se precisa memorizar um bloco grande de texto, leia a primeira linha algumas vezes e tente repeti-la sem olhar para a página. Repita o processo com as linhas seguintes até conseguir recitar um bloco inteiro de texto sem olhar para a página.
    • Método de história: Transforme a informação em uma história simples e fácil de se lembrar. Por exemplo, se precisa se lembrar dos três primeiros elementos em um grupo da tabela periódica (hidrogênio, hélio e lítio), utilize a seguinte história "(H)élio e (He)nrique foram à (Li)vraria". A história não precisa fazer sentido – na verdade, quanto mais boba ela for, melhor.
    • Dispositivos mnemônicos: Utilizá-los é um ótimo modo de se lembrar de listas de palavras em uma ordem particular. Para isso, pegue a primeira letra de cada palavra e crie uma frase curta em que cada palavra comece com uma dessas letras. Por exemplo, para se lembrar das linhas de uma pauta musical EGBDF, utilize a frase "Eu Gosto Bastante De Filmes". [6]
    • Procure artigos específicos sobre técnicas populares e eficazes de memorização.

    Dicas

    • Se o orador repetir algo mais do que duas vezes, isso provavelmente é algo importante e deve ser memorizado.
    • Atenha-se à frases curtas e marcadores: lembre-se de que está escrevendo anotações, não uma monografia.
    • Se está lendo um livro de literatura para uma aula, tenha um pacote de post-its em mãos, pois você provavelmente não poderá escrever no livro. Ao fazer as anotações, escreva em cada papel a sensação do público ao ler determinado tipo de linguagem. Anote e inclua respostas pessoais.
    • Sublinhe as palavras-chave que possam cair na prova.
    • Preste atenção no orador e não se distraia por algo ou por alguém.
    • Compre cadernos separados por assuntos e lembre-se de identificá-los.
    • Não escreva tudo que ouvir.
    • Anote utilizando palavras diferentes. Isso o ajudará a entender a ideia geral.
    • Utilize softwares, como Evernote ou OneNote, para organizar suas anotações.
    • Apesar dos computadores facilitarem sua vida, tente anotar à mão. Estudos provam que isso o ajudará na memorização (além de melhorar sua velocidade de escrita).

    Avisos

    • Não se distraia com pessoas que não sejam o orador.
    • Tenha uma folha separada ou post-its para apartes, e (opcionalmente) numere as duas folhas e corresponda-as.
    • Pergunte ao professor/palestrante se pode utilizar um dispositivo de gravação.

    Materiais Necessários

    • Pelo menos duas canetas ou lápis.
    • Uma borracha, para lápis que não possuam borracha embutida.
    • Óculos e outros auxílios.
    • Muitas folhas.
    • Marcadores de texto (pelo menos duas cores) ou canetas coloridas.
    • Pelo menos um pacote de post-its coloridos.
    • Fichário ou pasta para organizar as anotações.



    Fonte: http://pt.wikihow.com/Melhorar-suas-Anota%C3%A7%C3%B5es

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