Porém, muita gente tem uma ideia errada de produtividade, tornando-se obcecada por ela e se esquecendo de pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de realizar as tarefas no trabalho. Muitas armadilhas são apresentadas no dia a dia e cabe a cada um saber como se desvencilhar delas. Então, conheça agora 10 dicas valiosas que podem ajudar você a organizar seu tempo e garantir, quem sabe, uma promoção na empresa.
01 – Você precisa agir. Força de vontade não é tudo
Portanto, não adianta você ter força de vontade, é necessário trabalhar o cérebro para que se tenha sucesso em um projeto e começá-lo imediatamente. Pode parecer assustador para algumas pessoas, mas é o primeiro passo para ser produtivo. Todos passam por dificuldade, mas tentar adiá-las não vai fazer com que elas sumam.
02 – Pausas
O indicado é um descanso de 15 minutos para cada 90 minutos trabalhados. Se esse intervalo de tempo for muito grande, 10 minutos já podem ajudar. Dê um pequeno passeio, converse com outros colegas que também estejam em pausa, coma alguma coisa, relaxe o corpo, tudo isso vai ajudar você a voltar para o trabalho bem mais disposto.
03 – Crie listas e defina prioridades
Não se esqueça de separar o tempo da sua pausa. Não marque nenhuma atividade dentro desses 10 a 15 minutos separados para o seu descanso. Essa estratégia costuma funcionar bem porque você vai monitorar e acompanhar o seu progresso, realizando as tarefas prioritárias em primeiro lugar.
04 – Multitarefas podem ser uma cilada
Novamente voltando à dica 03, crie prioridades dentro das suas atividades. O que precisa ser primeiro deve vir logo no começo da lista. Faça toda a tarefa antes de partir para a segunda. Pensando em um só assunto, sua mente trabalha melhor e mais rápido e você terá tempo suficiente para realizar tudo o que planejou.
05 – Planejamento do dia anterior
Segundo uma pesquisa da Kellog School, nós acreditamos que somos capazes de planejar rapidamente o nosso dia, o que, na maioria das vezes, não acontece, resultando nas multitarefas que devemos evitar. Portanto, organizar mesmo que superficialmente o seu dia anterior ajuda você a organizar o tempo do dia seguinte.
06 – Perfeccionismo pode não ser tão bom assim
Dê o seu melhor para o que estiver fazendo, mas sem exagero. Faça de tudo para que o seu trabalho saia da melhor maneira possível, mas que seja feito dentro do tempo estipulado, sem alterar a sua organização. Se você trabalha em equipe, isso é ainda pior, pois pode acabar atrapalhando também o trabalho das outras pessoas.
07 – Tire proveito de tudo o que aparece na sua frente
Preste atenção no trabalho dos colegas, principalmente no daqueles com mais tempo de empresa. Observe como eles agem, o que eles fazem e, sempre que puder, converse com eles sobre os projetos da empresa. As pessoas podem ter dicas sobre o seu trabalho e isso pode ajudar você de uma maneira que você nem imagina.
08 – Faça bom uso da internet e evite distrações
Se você tiver um tempo vago e a sua empresa permitir, você pode até usá-lo para verificar suas coisas pessoais. Mas, na maior parte do tempo, foque no trabalho e somente nele. Tenha autocontrole e, se necessário, utilize alguns programas e aplicativos que bloqueiam as páginas. Pode ser uma boa saída.
09 – Beba água e alimente-se corretamente
Também não se esqueça de se alimentar de 3 em 3 horas. Prefira alimentos com alto teor de proteína e fibras, pois ajudam na produtividade. Frutas também são bem-vindas. Mas evite, ao máximo, alimentos cheios de açúcar, sódio, gordura e ingredientes que fazem mal à saúde. Você terá muito mais disposição para enfrentar o seu dia.
10 – Roupa suja se lava em casa — evite levar problemas pessoais para o trabalho
Como ninguém quer gastar tempo refazendo o que já foi feito por não estar da maneira correta, a melhor forma é esfriar a cabeça, pensar com calma em tudo o que está acontecendo e tentar acertar os problemas pessoais longe do ambiente de trabalho. É melhor para todos e suas tarefas sairão sempre da melhor maneira possível.
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